Olá, Kadimeiros de plantão!
Essa é a nossa mais nova novidade:
Um super blog, preparado com muito carinho, para deixar todos por dentro das novidades que acontecem no mundo Kadima Bnei Akiva!
Esteja por dentro das nossas atividades, promoções e surpresas;
Assista vídeos com super Dvrei Torá, leia nossos textos e aprenda cada vez mais sobre o judaísmo;
Junte-se a esse grupo que há 43 anos faz parte da história e do coração de cada um da comunidade de Belém, e que sabe que aqui no Kadima Bnei Akiva se vivem os melhores anos da sua vida!

terça-feira, março 15, 2011

Tá chegando!



Quem não conhece a festa de Purim?

Escolher uma fantasia, ir para a sinagoga escutar a Meguilat Esther, presentear nossos amigos com Mishloach Manot, ajudar os pobres com Tzedaká, e ver uma algazarra de crianças pulando de pessoa em pessoa com aquela mãozinha estendida pedindo dinheiro...
Todos nós já passamos por essa fase, por essa maratona de quem consegue juntar mais dinheiro; E não é que de real em real, conseguíamos uma bela quantia?
Essas são algumas das coisas que mais marcam essa comemoração. Mas será que sabemos o suficiente sobre ela? Afinal, porque nos fantasiamos? Qual é o motivo dessa festa ser tão alegre?

Bem, aqui vamos nós.

Primeiramente, o nome "Purim", vem da palavra "Pur", de "sorteio", pelo sorteio que Haman fez para escolher o dia em que ia mandar matar todo o povo judeu daquela época.

(Para os que ainda não conhecem bem a história, pode acessar este link: www.chabad.org.br/datas/purim/historia/pur02.html e dar uma lida de uma das maiores salvações do povo judeu).

A alegria desse dia é justamente a comemoração desse decreto ruim não ter sido efetivado, o que na época, teria sido uma desgraça incalculável para o povo, já que o decreto vigorava em 127 países naquele tempo, e o povo não teria para onde fugir.
Retribuímos o amor de Deus por nós, comemorando com alegria, festas e dança, a melhor forma de agradecer!

Mas, e a fantasia? 
Escutei uma vez, uma explicação muito bonita sobre o significado do uso da fantasia: 
Na Meguilat Esther inteira, não aparece nem uma vez sequer o nome de Deus. É uma história de vários repentes, e com milagres muito visíveis, onde é quase indiscutível as mãos de Hashem.
É considerado, que Deus, se oculta na história, se "disfarça" com os fatos que de uma hora para a outra, mudam completamente. 
Assim como deus se oculta na história, assim nos ocultamos nas fantasias, lembrando que mesmo fantasiados, ainda somos nós mesmos, e mesmo que Deus, mesmo oculto, está mais presente do que nunca, e jamais nos abandona.

Programação: 

Jejum de Esther: Quinta, 17 de Março, das 5:30 às 19:00.
Purim: 19 de Março à noite e 20 de Março de dia.

Essa foi uma gota de água no oceano de interpretações e conhecimentos que existem sobre Purim.

Escolham as suas fantasias e arrasem!
E não se esqueçam das mitzvot desse dia:
Purim Sameach!

2 comentários:

  1. Estamos muito felizes em ver o blog online, o blog está lindo, atrativo e esperamos que esteja repleto de conteúdos e diversão!!!!!
    Esperamos que pelo blog nosso snif fique sem espaço para se mover, bem lotado de chanichim!!!!
    Parabéns!!!!
    Bom jejum a todos!!!!
    Matan e Tally - shlichim

    ResponderExcluir
  2. Estava viajando mas aproveito a oportunidade para parabenizar o responsável por este blog também pelo jornal semanal do Kadima-Bnei Akiva. Ficarei muito feliz se noticiar neste jornal a realização do casamento de Rachel, minha neta, com Avraham Timstit, ocorrido no último dia 06 de março, em Israel. Grata, Helena

    ResponderExcluir